Estudar música e o seu benefício

Estudar música e o seu benefício

A música é benéfica para o ser humano de maneiras que muitas vezes nem imaginamos. Desde a antiguidade e em quase todas as culturas, nós, humanos, já suspeitávamos do poder que a música possui. Tanto é que o filósofo chinês Confúcio havia definido: “A música produz um tipo de prazer que a natureza humana não pode prescindir.” Hoje está provado cientificamente que a música libera dopamina no nosso corpo, uma das substâncias associadas ao prazer, relaxamento e bem estar. O que sabemos é que escutar música, além de provocar essas ótimas sensações, ainda desenvolve o seu cérebro em muitos aspectos. Além do ato de ouvir música, aprender a produzi-la, tocando um instrumento ou cantando é comprovadamente uma atividade extremamente positiva para nós. Os benefícios de estudar música são inúmeros.

 
Desenvolve suas habilidades sociais

 
Um dos principais objetivos de se aprender um instrumento é tocá-lo em público para que outras pessoas escutem a sua arte. Pode ser na sua casa, para seus familiares e amigos, ou na rua para aqueles que passam por lá, ou até mesmo em um teatro/sala de concerto para uma plateia exigente. O facto é que tocar para outras pessoas te ajuda a ganhar desenvoltura, perder a timidez e, consequentemente, a se comunicar melhor com aqueles ao seu redor. Essas habilidades serão úteis para toda a sua vida, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional.

Conseguir aprender a tocar um instrumento pode elevar a autoestima, pois dá uma sensação de conquista muito grande. A confiança em si mesmo que virá com isso, também pode ser muito proveitosa nas relações interpessoais.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

WhatsApp