Expressão Musical

Carmen Elisabete Silva Costa, nascida em Lisboa em maio de 1966
Carmen Costa
Expressão Musical

Carmen Elisabete Silva Costa, nascida em Lisboa em maio de 1966, tirou o grau de Mestre em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, sob o tema “A Música como Agente Neutralizante de Comportamentos Desviantes”, com a classificação final de Muito Bom, dezassete (17) valores, tendo sido conferido o grau de Mestre nos termos do Decreto-lei nº 74/2006 de 24 de março, alterado pelo Decreto-lei nº107/2008 de 25 de junho. Licenciou-se em Professores de Educação Musical do Ensino Básico, que concluiu em junho de 2000, na Escola Superior de Educação de Coimbra, com a média final de 14 valores. Concluiu o oitavo grau de Piano e frequentou o quinto grau de Inglês da Cambridge School; frequentou ainda o segundo ano do curso Estudos Portugueses da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. 

Na sua formação profissional, conta com quase quinze anos ao serviço do Ministério da Educação (entre antes e após a profissionalização).  Nos últimos anos letivos deu aulas de piano particulares, no domicílio dos alunos, com idades compreendidas entre os seis e os setenta anos; lecionou, paralelamente durante alguns anos, nas AEC’ s (Expressão Musical) no 1ºCEB; possui larga experiência no ensino de Expressão Musical em diversos Jardins-de-infância e ATL a Crianças com idades compreendidas entre os três e os dez anos.   

Experienciou ainda, ao longo de oito anos, o ensino da Língua Inglesa – iniciação – em ATL e cinco anos como sócia gerente e responsável pelo setor de importação numa empresa de instrumentos musicais, em Lisboa. 

Desde janeiro de 2014 é professora e responsável pedagógica na Escola de Música Compasso Divertido em Paço de Arcos. 

Como outras atividades, há a referir a participação no Coro de Professores de Coimbra no naipe de sopranos desde fevereiro de 2011 a junho de 2013, sob a direção do Doutor Avelino Correia; a participação, ao longo de um ano, no naipe de Sopranos do Orfeão Académico de Coimbra, sob a direção do Maestro Virgílio Caseiro e foi maestrina da Tuna Infantil da Sociedade Musical e Recreativa de Antanhol, de novembro de 2001 até julho de 2005. 

Ao longo da sua vida profissional participou em diversos Seminários, Cursos e Ações de Formação, como por exemplo: “Noções de Saúde Vocal para Docentes”, “Bulling – Detetar e Intervir”, “Avaliação contínua e as suas implicações na forma de determinar a avaliação final do aluno”, “Multiculturalidade e Introdução às Novas Tecnologias Musicais”, dinamizada pelo Doutor Avelino Correia, Michel Giacometti – A Cultura de um Povo expressa através da Música: contributos para a sua abordagem no âmbito da expressão e educação musical,  “Desenvolvimento da Linguagem e Sinais de Alerta na Área da Educação Especial”, II Encontro temático sobre Educação Especial; Seminário “Avaliação: Escola; Professor; Aluno”,  Seminário “A Escola do III Milénio: a Escola que temos, a Escola que queremos”;  “Estudo Acompanhado: aprender a estudar, estudar para aprender”; “A Música com os Contos e os Contos com Música”, sob a orientação do Pedagogo Fernando Palácios; Seminário “Aprendizagem Musical: Como? O quê? Quando? Porquê? – Orientações psico-pedagógicas para Crianças em idade pré-escolar e escolar”, orientada pelo Professor Edwin Gordon; “Encontro de Artes de Educação – Música”, Seminário “Música como Pensamento ou a Arte do Possível”, orientada pelo Professor John Paynter; Ação Pedagógica Musical “A Criança e a Música” orientada pelo Maestro e Pedagogo Pierre Van Hauwe; Seminário “A Escola e os Alunos do Primeiro Ciclo”; Ação sobre o tema “Estratégias de Ensino”, organizada pela Escola C + S de Febres.

Expressão Musical

Tiago Coelho
Tiago Coelho
Expressão Musical

O seu primeiro contato com a música foi aos 7 anos, tendo aulas de piano e de formação musical. Aos 13 anos começou a ter aulas particulares de guitarra e, 6 meses depois, entrou na Escola de Jazz de Coimbra onde teve formação em Guitarra Jazz, Combo e História do Jazz. 

Começou a lecionar as primeiras aulas de guitarra com 17 anos em algumas Academias de Música em Coimbra. Com 19 anos, entrou no curso de Música na Escola Superior de Educação de Coimbra, onde nesse período, esteve numa das mais conceituadas Universidades da América Latina, na Universidade de São Paulo, no departamento da ECA (Escola de Comunicações e Artes), que concluiu com média de 19. 

Desde então, tem realizado trabalhos como instrumentista e diretor musical com vários nomes conceituados da música portuguesa. Já tocou em países como Espanha, França, Brasil, Argentina, Paraguai, Colômbia… Também leciona a disciplina de Expressão Musical no 1º ciclo em várias escolas do agrupamento de Paço de Arcos e Caxias.  

WhatsApp