Aos 85 anos, morre a soprano espanhola Montserrat Caballé

Aos 85 anos, morre a soprano espanhola Montserrat Caballé

Considerada pelos críticos a melhor soprano do século 20,
a cantora estava internada desde setembro no hospital Saint Pau, em Barcelona.

Morreu, aos 85 anos, na madrugada de sábado (6), a soprano espanhola Montserrat Caballé. Ela estava internada desde setembro no hospital Saint Pau, em Barcelona.

María de Montserrat Bibiana Concepción Caballé i Folch nasceu em 12 de abril de 1933, em Barcelona. Tornou-se mundialmente conhecida em 1965, durante uma apresentação da ópera Lucrézia Borgia, na qual foi aplaudida durante 25 minutos no Carnegie Hall, em Nova York.

Com mais de 4 mil apresentações, a soprano chegou a ser considerada uma das últimas grandes divas da ópera. Apesar de rejeitar o título, Caballé ganhou um Grammy de Melhor Performance Clássica, em 1969, e um Príncipe das Astúrias das Artes, em 1991.

Pela carreira da diva cruzaram nomes como Freddy Mercury, cujo álbum Barcelona conta com sua participação especial, e Luciano Pavarotti, com quem dividiu os palcos inúmeras vezes. Montserrat chegou a declarar, em entrevista, que considerava o tenor italiano “como um pai”.

O velório da cantora será realizado às 14h do horário local (9h no horário de Brasília) neste domingo (7), no Tanatori de les Corts, em Barcelona.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

WhatsApp