COMO ESCOLHER A PRIMEIRA GUITARRA

COMO ESCOLHER A PRIMEIRA GUITARRA

Não há guitarrista que não se lembre da sua primeira guitarra. É como o primeiro amor, que  continua nas nossas vidas mesmo depois de termos avançado para outros. Mas uma má escolha pode destruir os nossos sonhos musicais ou, pelo menos, apagar um pouco a paixão.

Nós damos uma ajuda a escolher a vossa primeira guitarra para que não fiquem de coração partido.

Antes de mais, já sabem tocar? Quem já  se iniciou nas seis cordas pode ter uma ideia definida do que quer, qual é o seu estilo musical e qual o tipo de instrumento que melhor se adequa. Mas seja para iniciados ou para quem nunca pegou numa, devem sempre pensar mais à frente e procurar um instrumento que seja versátil.

Acústica ou elétrica?

Esta questão resume-se basicamente ao estilo de música que querem tocar. Se o que vos dá pica não é música baseada em guitarra acústica e o vosso objectivo é tocar punk ou metal, então o melhor é irem para uma elétrica. Se querem tocar peças clássicas, a guitarra elétrica já não é a melhor opção.

Dentro das acústicas temos as de cordas de nylon e as de cordas de aço, que são indicadas para estilos diferentes. Muitas vezes as primeiras guitarras são de cordas de nylon porque se pensa que serão mais fáceis de tocar, mas rapidamente ficam ao abandono porque não dão para tocar aquelas malhas de rock de que tanto se gosta, o que tira um pouco a motivação para continuar.

As guitarras de cordas de nylon são para quem quer tocar bossa nova, peças clássicas ou flamenco, para quem quer entrar para uma tuna ou fãs de Leonard Cohen. Podem ser incorporadas em diversos estilos, mas ter uma guitarra de cordas de nylon para se tocar outros géneros onde não é o instrumento principal é um mau investimento.

As guitarras acústicas de cordas de aço, dentro dos seus vários tipos, permitem tocar tanto a solo como em conjunto, e em vários registos musicais, o que as torna apelativas. “Mas as cordas de aço fazem sangrar os dedinhos”, dizem os mais sensíveis. Nas palavras do filósofo contemporâneo Gustavo Santos,  “dor” faz parte de vencedor. Ele nunca disse isto mas é a mesma lógica da batata. A nossa lógica é que podem sempre começar com cordas mais finas e um instrumento com que se sintam confortáveis. Mas isso somos nós, que somos pragmáticos.

Se escolherem uma elétrica, então preparem-se para comprar mais material: um amplificador, cabos, pedais de efeitos, e tratem de arranjar espaço extra lá em casa. Podem até adquirir logo um pacote completo (espaço não incluído).

Mas qual elétrica devem escolher? Bem, qual é a guitarra que o vosso guitarrista favorito toca? Não é para comprarem o mesmo modelo, mas para verem pormenores como, se é uma guitarra tipo Gibson ou Fender, se tem humbuckers ou single coils, se é semi-oca ou de corpo sólido, etc.

Ao entenderem qual é a configuração da guitarra, podem procurar uma semelhante a um valor mais baixo, para poderem imitar o vosso herói. Nós sabemos que as especificações técnicas normalmente são esquecidas em detrimento do aspecto estético mas, começar por uma guitarra com muita pinta mas que não é a melhor para vocês só dá desgostos.

Agora que já sabem qual é o tipo de guitarra que querem, tenham em atenção mais alguns pormenores:

  • Comprem uma guitarra para o vosso tamanho. Se for demasiado grande ou pequena não será confortável de tocar. Para miúdos existem guitaleles, que são instrumentos que parecem de brincar mas são muito a sério, e perfeitos para gente mais pequena.

  • Comprem uma guitarra a um valor acessível, os instrumentos caros são para músicos avançados, que precisam de um som que um principiante ainda não descobriu. Não é a guitarra que faz o guitarrista.

  • Comprem uma guitarra nova. A vossa primeira guitarra deve ser A VOSSA primeira guitarra. A não ser que seja oferta ou herança e não gastaram dinheiro nenhum com ela. Uma guitarra nova só vossa vem sem vícios e mossas e está dentro da garantia.

No Salão Musical de Lisboa temos guitarras elétricas, acústicas de aço e nylon e mais acessórios, para quem sabe o que quer. Escolham aquela que nunca irão esquecer…

https://www.salaomusical.com/pt/74-guitarras-classicas

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

WhatsApp